Quando fazer Manutenção de geladeiras? Não tem como imaginar uma cozinha sem uma geladeira, não é verdade? Ela é um dos eletrodomésticos mais importantes do cômodo e da casa, responsável por manter os alimentos frescos, seguros e bem conservados. Justamente por essa importância, é fundamental procurar mantê-la em bom estado, fazendo a Manutenção de geladeiras regular.
Assim, além da limpeza periódica que todas elas precisam ter, também é interessante saber quando você deve adquirir novas peças para a geladeira. Afinal, caso uma delas apresente defeito, não é preciso se desesperar pensando que precisa comprar um eletrodoméstico novo. Neste texto, conheça os sinais a que você deve prestar atenção e que são indicativos que está na hora de substituir os componentes do seu aparelho.
Conteúdo
Manutenção de geladeiras: Compressor

O compressor, o “coração” da geladeira, é uma peça merecedora de destaque. É ele quem circula o ar refrigerante no interior dela, mantendo a temperatura interna fria. Ao perceber que a geladeira não está refrigerando como antes ou notar ruídos incomuns, como zumbidos e cliques constantes, pode ser um sinal de que há algum problema com ele.
O motor do compressor também pode começar a esquentar excessivamente, mais um indicativo de que há algum problema com ele. Caso essas falhas apareçam, a melhor solução é chamar um técnico qualificado, para que ele possa avaliar se é possível reparar a peça ou se será preciso substituí-la.
Condensador
O condensador é outra peça-chave, dissipando o calor que é retirado do interior da geladeira. Fique de olho nas serpentinas do condensador, verificando se elas estão limpas e livres de poeira, já que a sujeira pode reduzir a sua eficiência. Faça uma limpeza regular para garantir que ela funcione sempre de forma ideal.
Evaporador
Também conhecido como congelador, o evaporador é a peça responsável por manter a geladeira fria e conservar os alimentos no seu interior. Entretanto, quando se faz a limpeza para tirar o excesso de gelo, podem ocorrer acidentes e alguém furar o acessório com uma faca. Nesse instante, começará a aparecer vazamento de água, o que vai demandar a substituição do evaporador quanto antes.
Também existe o ventilador do evaporador, responsável pela circulação do ar frio dentro da geladeira. Se você perceber que o eletrodoméstico não está esfriando uniformemente, ou que ele está fazendo muito barulho, pode ser um indicativo de que há algo de errado com ele. Para evitar problemas, limpe-o regularmente para que não apareçam obstruções.

Válvula de entrada de água
Se o modelo da sua geladeira tem a função de dispenser de água ou gelo, essa válvula é aquela responsável por controlar o fluxo de água. Quando essa válvula apresenta problemas, isso pode resultar em vazamentos ou na produção insuficiente de gelo — se for o caso, providencie a substituição dela.
Gaxeta da porta
Provavelmente, você nunca ouviu o termo “gaxeta”, mas essa é uma peça da geladeira que você conhece: é a vedação de borracha que fica ao redor da porta, fundamental para manter o ar frio no interior dela. Preste atenção se há rachaduras ou desgaste nelas e, em caso positivo, substitua quanto antes, de modo a impedir a fuga do ar frio e a melhora da eficiência energética.
Termostato
Quem controla a temperatura da geladeira? É o termostato, de modo que se a geladeira está muito gelada ou muito quente, é preciso substituí-lo. Regularmente, verifique se ele está funcionando corretamente, ajustando para a temperatura certa conforme necessário.

Sistema de degelo
Por fim, há o sistema de degelo automático, que trabalha para evitar o acúmulo de gelo no freezer. Quando ele parar de funcionar corretamente, você irá reparar no acúmulo excessivo de gelo, além do funcionamento inadequado da geladeira em si. Nesses casos, fique de olho em peças como o aquecedor e o temporizador do sistema de degelo, trocando-os se for necessário.