O Natal é aquela ocasião que esperamos o ano inteiro, especialmente para reunir a família e os amigos, saborear boas receitas de pratos natalinos e viver momentos únicos ao redor da mesa. Por isso mesmo, o preparo dos pratos natalinos é um evento à parte no qual criatividade e talento são esbanjados para que tudo fique ainda mais gostoso.
E claro que tudo isso fica ainda mais prático e divertido com bons utensílios e equipamentos para ajudar. Uma batedeira planetária, por exemplo, pode ser uma aliada indispensável para que as receitas tenham misturas homogêneas e texturas perfeitas!
Além disso, o cardápio de pratos natalinos também deve levar em consideração os gostos de cada pessoa para encontrar o equilíbrio que agrade a todos — seja nas receitas tradicionais, seja nas variações que surpreendem. Pensando em te ajudar, vamos apresentar a seguir algumas opções para você encantar seus convidados no próximo Natal. Confira!
Conteúdo
Peru assado: versão clássica e variações dos pratos natalinos
Esse prato é o centro das atenções da ceia de Natal desde o século XVI, quando os europeus começaram a levar para seu continente as aves das Américas. Ele pode ser temperado de diferentes maneiras, mas sua versão tradicional envolve temperos simples, como alho, cebola, manteiga e ervas frescas, responsáveis por realçar o sabor natural da carne.
Para um toque especial, experimente rechear o peru com farofa de frutas secas e castanhas. Isso garantirá aos pratos natalinos um sabor complexo, contrastando entre o doce e o salgado a cada mordida.
Mas se a ideia é realmente inovar, considere alternativas como um chester ou frango inteiro temperado com laranja e mel. São opções de preparo mais rápido, mas que não deixam a desejar em nada comparado ao tradicional peru. Para deixar tudo ainda mais especial, que tal decorar a travessa na qual irá servi-lo com ervas, frutas fatiadas e sementes? Bem que dizem, o ato de comer começa com os olhos.
Acompanhamentos que fazem a diferença
Apesar de toda pompa e destaque, não só com um prato principal se faz uma boa ceia de Natal. Felizmente, o que não faltam são alternativas de pratos natalinos de acompanhamento!
Se você decidiu por não rechear o peru ou frango, a farofa pode ganhar seu lugar próprio como um prato à parte. Ela é um acompanhamento versátil e com inúmeras possibilidades de ingredientes: bacon, ovo, cenoura ralada, banana-da-terra — você escolhe.
Outro ícone da gastronomia brasileira natalina é a salada de maionese. Quase indispensável, ela pode ser uma boa pedida em regiões mais quentes, já que é um prato refrescante. Para além da receita convencional, experimente combiná-la com uma salada de folhas verdes, nozes e molho de mostarda e mel.
Quer mais opção? Temos! O arroz com passas é uma escolha certeira para quem não abre mão de uma “brasilidade” junto à mesa. Caso as passas não sejam uma unanimidade entre os convidados, você pode substituí-las por amêndoas laminadas ou damasco picado. Essas são opções mais suaves ao paladar.
Sobremesa natalina: encerrando a ceia com chave de ouro
Todos nós temos uma sobremesa típica do Natal que nos traz boas memórias. A rabanada, por exemplo, é um destaque que pode ser feita da maneira tradicional, com açúcar e canela, ou inovada, com calda de vinho do Porto ou creme inglês.
O panetone não pode ficar de fora dos pratos natalinos. Ele pode ser servido de forma simples, por si só, ou combinado para receitas criativas, como pudim de panetone, ou sua versão recheada com chocolate.
Se preferir algo mais refrescante, o panetone pode se juntar a uma mousse de maracujá e pavê de frutas vermelhas. Claro, saboreado com sorvete, ele fica incrível! Pois é, quando o assunto é sobremesa no Natal, você tem possibilidades quase infinitas!