Saiba o que você não pode deixar de lado na hora dos cuidados animais dos seus bichinhos
Existem ações que são prioridade nos cuidados animais. Afinal, assim como nós, os bichinhos precisam de cuidados com a saúde, alimentação e moradia para garantir longevidade e qualidade de vida.
Desde a comida, como ração para calopsita, gatos, cães etc., até brincadeiras que estimulem a parte física e mental, os pets precisam de atenção. Nós, como tutores, é que precisamos prover isso para eles.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com cinco dos principais pontos de atenção com os cuidados animais. Leia até o final e saiba como garantir mais bem-estar e longevidade para o seu bichinho.
Conteúdo
1. Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada é aquela que fornece os nutrientes necessários para manter a saúde e cuidados animais. Isto é, não adianta somente manter o bichinho de barriga cheia, é preciso oferecer alimentos com alto teor nutricional, específicos para aquele animal.
Por exemplo, se você tem uma calopsita, precisa oferecer ração para calopsita; se tem um gato, tem que dar ração de gato, e assim por diante. Além disso, precisa conhecer a fundo a tabela nutricional dos alimentos que seu pet come para ter certeza de que ele está consumindo tudo o que precisa para se manter saudável.
Aliás, para verificar a necessidade de suplementação, o ideal é consultar um veterinário regularmente.
2. Assistência veterinária regular
Por falar em consultar um veterinário regularmente para cuidados animais, é muito importante levar seu pet para uma avaliação médica de tempos em tempos, e não apenas quando ele fica doente ou ferido.
Esse profissional pode fazer exames e avaliações no pet com o intuito de prevenir problemas de saúde e garantir que ele viva mais e melhor. Com exames clínicos, como os de sangue, por exemplo, o veterinário pode identificar se a ração para calopsita que você está oferecendo para seu pássaro está suprindo todas as necessidades nutricionais dele.
3. Ambiente que garante bem-estar e conforto
Assim como nós, os pets sentem frio, calor, sede e até tédio. Então, é preciso garantir que eles tenham um ambiente agradável para viver, seja dentro de casa, seja em um lugarzinho só deles.
Esse ambiente deve proporcionar abrigo das intempéries, com recipientes adequados para comida e água, além de local confortável para dormir. Afinal, isso é prioridade nos cuidados animais.
4. Exercícios físicos e estímulo mental
Como mencionado, os animais também sentem tédio. Afinal, eles gostam de brincar e sentem falta de atividades recreativas. Portanto, mesmo que você trabalhe o dia todo e não tenha tempo para brincar com seus pets, providencie brinquedos para que eles possam fazer isso enquanto você não está. Por exemplo, arranhadores para os gatos, objetos de borracha para cães etc.
Também é essencial separar algum tempo para brincar com seu bichinho, seja um passeio, estímulo com brinquedinhos e qualquer atividade que você perceba que ele gosta de realizar.
Além disso, deixar o animal feliz também serve para estimular sua parte psicomotora, o que ajuda no adestramento e no fortalecimento do vínculo entre vocês.
5. Higiene é essencial nos cuidados animais
Por fim, a higiene é um ponto fundamental no cuidado com os animais. Primeiramente, manter limpo o ambiente em que eles vivem ajuda a prevenir a infestação de pulgas e carrapatos, além de prevenir doenças como sarna. Lavar os potes de água e comida também previne contra intoxicação alimentar.
Assim sendo, lave com frequência as caminhas, almofadas e cobertores dos pets. Higienize brinquedos, arranhadores e demais objetos de uso deles. Coloque esses objetos para tomar sol e aplique produtos desinfetantes próprios sobre eles para eliminar germes e bactérias pelo menos uma vez por semana.
No caso dos pássaros, limpe os recipientes onde você coloca água e ração para calopsita (ou outras aves), retire os restos de comida antes de colocar mais e limpe as gaiolas com frequência.
Quanto mais limpo e organizado for o ambiente em que os animais vivem, melhor será para eles e para você. Afinal, além de prevenir doenças e proporcionar mais conforto e bem-estar para eles, você também evita mau cheiro e transtornos em sua casa.